Cube X

Impressora 3D Cube X Duo 3D Systems

Assim como todas as demais tecnologias aditivas, a Cube X Duo produz os objetos por deposição de material, camada sobre camada, usando apenas a quantidade exata de insumo, sem refugos ou perdas.
Essa tecnologia aditiva faz parte daquelas que estão baseadas no sólido, e constrói objetos aquecendo e amolecendo um filamento de plástico (ABS ou PLA) para que possa ser depositado camada sobre camada. Esse processo é conhecido como FDM – Fused Deposition Modeling.
Assim como a Envision Ultra, essa tecnologia também utiliza na construção dos suportes de sustentação os mesmos materiais usados na construção do objeto. Entretanto, apesar de ser capaz de oferecer um bom resultado e de entregar o objeto em um importante plástico de engenharia, como o ABS, por exemplo, a Cube X Duo não é capaz de atingir os níveis de precisão dimensional e acabamento superficial da Envision Ultra, mas absolutamente viável para situações em que tais variáveis não sejam cruciais, como nos casos de avaliações estético-formais dos objetos, e a um custo significativamente menor, se comparado às demais tecnologias.

Especificações:

Volume de trabalho = 265 x 230 x 240 mm.
Precisão = de 0,1 a 0,5 mm.
Resolução = de 125 a 500 microns.
Velocidade de construção = 15 mm³/seg.

Alguns benefícios:

    Opera com dois cabeçotes independentes e com dois carretéis de materiais.

    Obtenção de objetos com dois materiais diferentes, e também com cores diferentes.

    Baixo custo.